PÓS TRADUÇÃO AUDIOVISUAL
PÓS ENSINO DE INGLÊS
PÓS ENSINO ESPANHOL
PÓS TRADUÇÃO ESPANHOL
PÓS TRADUÇÃO INGLÊS
PÓS INTERPRETAÇÃO
PÓS NOVAS TECNOLOGIAS
CURSOS A DISTÂNCIA
PARCERIAS
   Instituto Cervantes
   Bridge
REVISTAS DE TRADUÇÃO
   
 



O Instituto Cervantes é uma entidade pública do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha criada em 1991. Tem como objetivo promover o ensino do espanhol e difundir a cultura espanhola e a dos países hispanofalantes em todo o mundo. É a maior organização do mundo dedicada ao ensino do espanhol com centros situados em quatro continentes. O Instituto expede e outorga os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), títulos oficiais que certificam o grau de competência e domínio da língua espanhola, em nome do titular do Ministério de Educação e Cultura da Espanha.

Diplomas D.E.L.E.

Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são títulos oficiais que certificam o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação, Politica Social e Esporte da Espanha

Diploma A1


Certifica a competência lingüistica suficiente para compreender eutilizar expressões cotidianas de uso bastante frequente em qualquerlugar do mundo de lingua espanhola. O exame consta das seguintes partes:

Compreensão de leitura (45 minutos)
Compreensão auditiva (20 minutos)
Expressão e Interação escrita (25 minutos)
Expressão e Interação Oral (15 minutos)

Diploma A2

Certifica que o candidato é capaz de compreender e utilizarexpressões cotidianas de uso frequente para realizar intercâmbiossimples sobre aspectos conhecidos e para descrever aspectos de seupassado

Diploma Inicial B1

Certifica a competência lingüística suficiente para compreender ereagir adequadamente ante as situações mais habituais da vida cotidianae para comunicar desejos e necessidades de forma básica. O exame constadas seguintes partes:

Compreensão de leitura (40 minutos).
Expressão escrita (50 minutos). Redação de textos breves e simples de caráter prático.
Compreensão auditiva (30 minutos).
Teste de gramática e vocabulário (40 minutos).
Conversação (10 minutos).

Diploma Intermediário B2

Certifica a competência lingüística suficiente para desenvolver-senas situações correntes da vida cotidiana, em circunstâncias normais decomunicação que não requeiram um uso especializado da língua. Constadas seguintes partes:

Compreensão de leitura (60 minutos).
Expressão escrita (60 minutos) Redação de uma carta pessoal e umacomposição. Cada uma das redações deverá ter entre 150 e 200 palavras.
Compreensão auditiva (30 minutos). O candidato responderá a 12perguntas de múltipla escolha sobre 4 textos orais (gravações). Asgravações consistirão de avisos, notícias, conversas ou entrevistas.
Teste de gramática e vocabulário (60 minutos).
Conversação (15 minutos).

Diploma C1

Certifica que o candidato é capaz de interagir e expressar-se comdesenvoltura ao processar uma ampla variedade de textos orais eescritos de âmbito social, laboral ou acadêmico.


Diploma Superior C2

Certifica a competência lingüística necessária para desenvolver-seem situações que requeiram um uso elevado da língua e um conhecimentodos hábitos culturais que através dela se manifestam. Consta dasseguintes partes:

Compreensão de leitura (60 minutos).
Expresão escrita (60 minutos). Redação de uma carta relacionada aâmbitos que não sejam privados e uma composição. Cada uma das redaçõesdeverá ter entre 150 e 200 palavras.
Compreensão auditiva (45 minutos). O candidato responderá a 16perguntas de múltipla escolha sobre 4 textos orais (gravações). Asgravações consistirão de conversas, ou comentários e informes emitidosatravés dos meios de comunicação.
Teste de gramática e vocabulário (60 minutos).
Conversação (15 minutos).

Como saber meu nivel

Na página: http://diplomas.cervantes.es/candidatos/modelo.jsp é possível obter modelos dos exames administrados nas convocatóriasanteriores para comprovar a dificuldade dos distintos níveis. O DELESuperior é equivalente ao nível C2 do Marco comum europeu de referênciapara o ensino de línguas, o DELE Intermedio ao nível B2 e o DELEInicial ao nível B1.

Cursos Especiais

Antes das convocatórias, oferecemos cursos preparatórios para osníveis Intermedio e Superior do DELE. Para mais informações sobre estescursos, basta clicar aqui.

Cursos preparatórios do DELE na plataforma virtual AVE

Este curso virtual tem como objetivo responder a uma demanda domercado de ensino de espanhol como língua estrangeira: atender aosinscritos aos exames DELE que desejam dispor de orientações úteis e umavariadíssima oferta de modelos do exame para praticar o procedimento deexecução das provas.

Os interessados que desejem se preparar para o exame DELE através deste curso onlinedevem se inscrever diretamente no Instituto Cervantes do Rio deJaneiro. Aquelas instituções públicas e privadas, nacionais eestrangeiras que estejam interessadas na utilização deste recursomultimídia para a preparação de seus alunos podem adquirir o direito deuso das licenças do Curso. Para mais informações, entre em contatoatravés dos e-mails informario@cervantes.es e gllamas@cervantes.es ou do telefone 3231-6555.

Oferecemos links para se conhecer os materiais diretamente. Os videos estão em língua espanhola:

B1 Inicial
B2 Intermedio

Para mais informações sobre o preparatório do DELE virtual, basta clicar aqui.
Para informações sobre preços e matrículas, clique aqui.
Mais informações:
Folheto informativo sobre os exames D.E.L.E.: http://diplomas.cervantes.es/Descrição geral do sistema de avaliação DELE. Versão espanhola.